NÃO SE CULPE POR NÃO CONSEGUIR LER OU NÃO BATER A META DE LEITURA

FreePik



 Ola leitores, o post de hoje é sobre aquela culpa chata e horrível que sentimos por não conseguir ler ou quando não conseguimos bater a meta de leitura do ano. 

Todos os anos, sempre no começo do ano, nós leitores fazemos a promessa de "Esse ano eu vou ler mais" ou "Esse é o ano que vou passar da minha meta de leitura" e aí começa o corre corre para conseguir a meta estimada. O que ocorre em um desgaste, principalmente para quem faz faculdade ou é dona de casa não é mesmo? então bate o desanimo, e a perca de vontade de ler. Então vem o questionamento, será que eu sou mesmo um (a)leitor (a) voraz?

Ultimamente tem se expandido muitos blogs de leitura, muitos canais literários, muitos instagram de leitura, e com isso a gente sempre ver aqueles blogueiros com suas metas de leituras, todas alcançadas e também ultrapassadas, o que nos ocasiona aquele pensamento de "Puxa, queria ler tanto quanto ele (a)".

Porém eu quero falar aqui com vocês uma coisa, e que tal cada um de nós levarmos o nosso tempo? Sem comparações, sem competições, cada um no seu tempo, lendo por que ama e gosta e não por metas, ou por comparações.

Lembrem-se, cada um tem seu tempo e ritmo, por muito tempo eu ficava me comparando, tentando a todo tempo mostrar o quão boa leitora eu sou, apesar de ler desde os meus 6 anos, eu queria que as pessoas me vissem como a super leitora, e aí quando eu não conseguia ler, eu me frustrava e parava de ler e não conseguia ler mais nada. Até eu perceber que competir, ou me comparar não faziam minhas leituras agradáveis e muito menos que fluísse.

No ano passado eu não consegui bater minha meta de leitura que era ler 30 livros no ano. Mesmo com a pandemia e a quarentena, e sem sair de casa, eu não bati a meta e pela primeira vez, eu não me frustrei, entendi que tava tudo bem e foi no meu ritmo, e que pelo contrário, as minhas leituras foram prazerosas e bem aproveitadas, já esse ano estabeleci minha meta de 30 livros, e sim, eu ultrapassei a minha meta e li 50 livros, tudo no meu tempo e sem pressa. Se ano quem eu vou ler isso tudo? Não sei, mais sei de uma coisa, os livros que eu conseguir ler, já terá válido a pena, independente se eu conseguir ler, ou tiver tempo.

Recapitulando, tá tudo bem e é super normal não conseguir ler, e você não será menos leitor (a) por isso. Termino o meu post com essa frase:

“Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar.” (Rubem Alves)


Até breve leitores! 😘


0 comentários